Fenafar realiza Conselho de Representantes: ABEF participa da mesa sobre DCNs

 

Os diretores da ABEF Paulo Sérgio Dourado Arrais, Ester Massae Okamoto Dalla Costa e Luciano Soares participaram do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Farmacêuticos, realizado no Rio de Janeiro, dias 27 e 28 de maio de 2017.

A programação do evento incluiu a discussão da conjuntura nacional, as reformas trabalhista e previdenciária, e a situação nacional da atividade sindical.

No dia 28 de maio, o diretor Paulo Sérgio Dourado Arrais representou a ABEF na mesa Novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Farmácia, composta ainda por Silvana Nair Leite, Dalmare Anderson Sá e Débora Melecchi. Discutiu-se a estrutura das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que aguardam deliberação do Conselho Nacional de Educação (clique aquiaqui e aqui para ler o que publicamos sobre o tema).

Aspectos como o [tooltip_image hint=”Art. 3º – O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, profissional da saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e de forma integrada às análises clínicas e toxicológicas, aos cosméticos e aos alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A formação deve ser pautada em princípios éticos e científicos, capacitando para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na pesquisa e no desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde.” image=””]perfil profissiográfico[/tooltip_image], a estruturação em eixos de formação, e a organização curricular por competências foram destaques na exposição da ABEF. Discutiu-se os avanços obtidos com a proposta e a necessidade da participação dos trabalhadores nos debates sobre competências e seu impacto na implantação das DCNs, visando construir um entendimento nacional sobre como promover a formação profissional de estudantes com pensamento crítico, comprometidos eticamente com a sociedade, preparados para contribuir para o fortalecimento do SUS e para melhoria da condição de saúde da população brasileira.

Veja aqui mais fotos do evento.